08 abril 2008

A Verdade Fala Silenciosamente

Quase toda a gente já viu o filme Scarface. É um filme com muita qualidade e muitas mensagens escondidas. Tony Montanna é o vilão, personagem principal e no fundo, uma boa pessoa. Leva uma vida de subida à fama e ao sucesso e depois a sua queda. Entramos na queda e as verdades são ditas. "Zangam-se as comadres, contam-se as verdades" é um bom provérbio português. (Isto a ser relatado vai parecer telenovela, mas passem esse pequeno pormenor estúpido à frente e leiam!)

Num certo momento do filme Scarface, o Tony (personagem interpretada por Al Pacino) discute com a mulher Cesca, num restaurante. Neste momento, o álcool liberta a língua de Tony e o que é dito em fúria quando a mulher abandona a cena e fica com o seu amigo Manny é isto:


(Fala para as pessoas a jantar)

"You're a bunch of assholes. And you know why? You need people like me. You need people like me so you can point you fucking fingers and say 'thats the bad guy'. So what does that make you? Good guys? Don't kid yourselves. You're not better'n me! You just know how to hide....and how to lie. Me, I dont have that problem. I always tell the truth, even when I lie."

Pensem nisto. Reflictam. Não é o que fazem sempre? Tem de haver alguém para culpar. Vivemos à base de isso e nem notamos. Podem até não notar mesmo depois de vos terem chamado a atenção porque já faz parte de nós e nem o reconhecemos.

Mais vale criminoso e 'honesto'? Olhem que eu não sei não é melhor... é assustador, mas tenho certas dúvidas... Claro que podem ser 'honestos' e não serem criminosos, e isso seria o melhor possível e eu espero honestamente que o sejam... porque eu só sou em parte e vejo como é mau. Somos escória e não queremos saber. Em termos de etiqueta, encontramo-nos abaixo de todos os outros animais e temos orgulho de isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

"You're not better'n me! You just know how to hide....and how to lie. Me, I dont have that problem. I always tell the truth, even when I lie."
Esta frase!caramba!!!amo.