03 março 2008

A Honra

Não subestimem a honra. Pela honra as pessoas fazem as coisas mais ridículas. Percebam que para muita gente não existe nada mais importante. Alguns preferem até morrer, a perder a honra. A honra é a nossa mentalidade que nos mantém "a um nível" e ninguém gosta de baixar esse nível. Alguns mesmo, atingem tal nível de honra, que não conseguem baixá-lo para atingirem algo que gostam. Preferem sacrificar a sua pessoa que a sua maneira de ser. Quem luta por honra, sente-se sempre a lutar pelo lado "certo" e, acho eu, é sempre um aumento à força física. Se vocês pensarem que estão a lutar por uma boa causa, sentem-se mais fortes ao fazê-lo que ao lutar por algo que sabem que não deviam ou que não é o correcto a fazer.

Eu levo a honra muito a sério. Para proteger a minha honra, não me importo me lutar contra adversários mais fortes que eu, e se for preciso, perder num instante. Prefiro levar a defender os meus ideais, que safar-me e saber que desci "a qualidade da minha pessoa". Se vocês levarem no corpo, dói-vos o corpo, mas cura. Se não lutarem pelo que acreditam, ficam a sentir-se mal durante muito tempo (se calhar até uma vida), ou para justificar essa acção, criam um "buraco" na vossa personalidade. Eu conheci pessoas fantásticas neste aspecto. Gente que corria o risco de a vida deles virar do avesso, mas sabendo (ou sentindo ou imaginando) ser o correcto, corriam esse risco!

É difícil reconhecer o "certo" e o "errado",mas admitam, muitas coisas são fáceis de reconhecer... quer dizer, se virem alguém a ser roubado, o correcto é ir ajudar. Não vão pensar "ah, mas coitadinhos dos ladrões que não vão poder vender aquele telemóvel!" , não é?!?!?! E alguns me dirão "Ir ajudar?! Ainda levo uma facada!!!", claro. Existirá sempre este risco, mas agora, têm de pensar, se vale a pena correr esse risco se fizerem a coisa certa. Metam-se no lugar de quem está a ser roubado e pensem se não iriam querer ajuda!

Agora, alguns casos em que não vale a pena entrar em confronto físico pela honra, pois algumas pessoas são simplesmente menos educadas ou civilizadas que nós, e essas pessoas têm de ser ignoradas. Mesmo que tenham o apoio de todas as outras, isso só significa que as outras são tão primitivas como essa.

(O meu pior texto de sempre...)

1 comentário:

Gia disse...

Não acho que seja mau. A honra move-nos e faz-nos ser activos em muitas das nossas acções. Somos seres orgulhosos e a honra é um dos nossos maiores orgulhos.