25 dezembro 2007

Acredito Mas Nem Os Criadores Pensam Assim

Acredito que as artes marciais tenham sido inventadas para defesa (ou quase todas, algumas foram inventadas com outros sentidos) mas sejamos honestos... Um marcialista quando bate em alguém, mesmo que se esteja a defender, tem uma óptima sensação. Sabem bem o contacto do adversário contra o nosso punho. Apetece bater logo mais. Tudo bem, atacar pode ser a nossa maneira de defender. Mas quando atacamos, tiramos prazer nisso. Porque continuam sempre a evoluir os marcialistas? Eu conheço pessoas que se encontram a um nível em que bastava manterem o seu físico e já seriam máquinas de matar, no entanto, essas pessoas continuam sempre a treinar para ficarem mais fortes. O que se passa é que nós podemos usar as nossas artes para defender mas o "bichinho" está ali. Queremos magoar.

Evoluímos a mentalidade para "apenas manter a nossa integridade física" etc etc... Mas a constante evolução dos marcialistas só se explica com uma coisa... o poder. Viciamos no poder. A partir do momento em que sentimos que está ao nosso alcance derrotar pessoas em questões de minutos (e nalguns casos, segundos) ficamos viciados nesse poder. Como o ser humano é a coisa nojenta que é, queremos sempre mais.

Eu vou ser honesto, tento manter o maior respeito possível pelo meu corrente adversário e tento apenas imobiliza-lo, mas o meu instinto diz "estoura! fura! parte!". Qualquer marcialista treina não para "ser bom" mas treina sim para "ser o melhor". Treinar assim é a única maneira de sermos lutadores capazes. Artes marciais não são "truques". Artes marciais são o treino intensivo e o esforço físico máximo para compensar as diferenças entre o adversário e a nossa pessoa. As técnicas da minha arte marcial em que sou mais graduado, não são fortes de si só. As técnicas estão bem pensadas anatómicamente, mas pô-las a funcionar depende única e exclusivamente do treino. Ou acham que treinar no Log, ou fazer flexões de 3 dedos e 1 dedo, ou flexões de pernas, ou saltar por cima de pequenos muros só com a pernas, levar porrada para enrijecer, mortais, etc... é só pela piada?

Podem gostar ou não de marcialistas, respeitá-los ou não, mas não os gozem porque não sabem o treino excessivo que levam. Os -verdadeiros- marcialistas treinam porque viciam no poder. Não os provoquem, porque como uma pessoa qualquer têm limites de paciência. (Esta paciência aumenta com o tempo =P). É originalmente defesa, mas não é isso que se encontra na nossa mente (mesmo nas dos mestres).

Sem comentários: