08 junho 2008

iluminação...IKEA....não.

Odeio a "iluminação". Odeio a luz que me dão todos os dias com o chamado 'senso comum'. Odeio a luz proveniente dos professores. Odeio a luz dos 'conhecedores'. Odeio a luz dos sábios. Odeio a luz dos experientes. Odeio a luz das 'verdades absolutas'. Por isto tudo e muito mais...

Adoro o combate. Adoro a revolta. Adoro a força de espírito. Adoro a sinceridade. Adoro a dúvida. Adoro deixar a marca. Adoro o pensamento próprio. Adoro ganhar, perder ou empatar. Adoro a raiva. Adoro o amor. Adoro acção. Adoro isto e muito mais...

Porque me traz a escuridão.

Apaga a luz e deixa-me lutar contra a escuridão que se encontra presente. Para que queremos um mundo de luz? Se não conseguimos lidar com esse mundo? Sabem qual é o máximo da iluminação em muitas culturas? É aceitar, não pensar e absorver. Não é um conhecimento, é uma sensação. Racionalidade e Emoções não são opostos: funcionam para servir o outro. Por isso mesmo, precisamos de emoções para combater com racionalidade e racionalidade para combater com emoções. Não me escolham Emoções ou Racionalidade. Não escolham a "luz" que vos diz que lado é certo. Escolham a "escuridão" que vos diz que nada é certo.

A "iluminação" é sempre subjectiva. A "escuridão" é a subjectividade em si.


Ps: Sim, usei as palavras Iluminação e Escuridão num sentido bastante diferente do que é comum. No entanto, foi uma boa metáfora...nao? Ha Ha Ha?... Ah e eu no título disse que não, por isso não me chateiem com a coisa da IKEA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Discordo. Racionalidade e Emoções são opostos. Não importa quanto tu aches que podes combater racionalmente o que sentes; isso é a mais pura forma de escuridão: cegueira de não querer ver.

Podes desferir um golpe certeiro, mas irá ser desprovido de ira; podes desferir um golpe irado, mas vai ser desprovido de "certeriaridade". Não é possivel, de todo, desferir um golpe furioso e certeiro, pois a fúria cega o seu utilizador, enquanto a "pontaria" adormece os seus músculos. Percebes? Mas é mesmo assim, fazemos isso inconscientemente porque somos o animal que somos.

A luz dos sábios é o caminho a seguir. Para quê lutar na escuridão quando é possível evitar essa mesma luta com o esclarecimento das populaçoes? A razao de todos os conflitos, religioes e outras fraquezas como a guerra é exactamente porque vivemos todos na sombra, escuridão, pisados pelos interesses dos vilões que manipulam as informações.

Think about that ;)

Fraga disse...

Discordo da tua opinião. Podes direccionar raiva para treino, para aumentar a tua produtividade e no teu momento de luta, ter mais força. No entanto, deves controlar as emoções, com racionalidade, e controlar a racionalidade com emoções. Eu nao queria dizer para MISTURARES os dois, tou a dizer que servem para controlar o outro e pertencem no fundo ao mesmo. Deves usar os dois acertadamente e nunca escolher um.