26 janeiro 2008

Tudo ou Nada a Perder? Não Importa.

A nossa vida tem importância na decisão de um combate?


Muitas pessoas dizem que o pior adversário é aquele que não tem nada a perder... eu não concordo. O melhor adversário é o que tem tudo a perder. Se não tens nada a perder então não tens receio. O receio é a única coisa que nos faz grandes lutadores. Quando vos atiram uma pedra, vocês desviam-se porquê? Porque têm receio de levar com essa pedra! Quem não tem nada a perder, não sente a necessidade física de se desviar se puder acertar naquele que lhe atirou a pedra. (...nojo de metáforas, mas não arranjei melhor)
Um adversário que tenha tudo a perder, é extra-preocupado-cauteloso-inteligente pois sabe o que está em jogo e não quer perder o que tem. O receio de perder faz com que ele esteja mais activo, mais emocionado, com mais adrenalina, mais rápido, mais forte, mais/menos racional. Quem não tem medo de morrer, morre a qualquer altura. Quem apenas procura vingar-se sem mais nada na sua mente comete erros que outra pessoa (mais receosa) não cometeria.

No meu crer, duas pessoas com as mesmas qualidades, uma que não tem nada a perder e outra que tem tudo...eu cá escolhia a que não tem nada a perder para lutar! Por experiência própria, quando tenho medo, fico mais rápido e mais activo, e regra geral, tenho os sentidos mais apurados. Reajo melhor e com mais exactidão. Nenhuma arte marcial ensina por exemplo "livra-te do medo", nenhuma! Ensinam todas "controla o medo". Em todos os combates devemos de ter medo, não de levar algum golpe, mas medo de um adversário imprevisível que são todos os seres humanos. Basta verem que mesmo sem intenção, um pontapé mal dado à cabeça pode matar. Confiança a mais é mau. Timidez a mais é mau. O que é que é bom? É não ter nem confiança nem timidez. Bom é atingirmos um estado em que a nossa força não importa, o que importa é retirar a vitória.

A nossa vida deve ser mantida fora do combate, de modo a termos um estado psicológico neutro como quem não tem nada a perder e no entanto termos o instinto que vem do medo (como quem tem tudo a perder). Um combate pode ser decido em 5 segundos ou em 5 horas. Não pode haver deslizes psicológicos num combate. Um segundo de desconcentração e olhos desfocados, chegam para não nos levantarmos mais. Separar combate/vida é essencial mesmo quando combatemos pela vida ou por algo da nossa vida! Se tiverem de arriscar um caso em que a vossa integridade física esteja comprometida de certeza absoluta, então lutem de cara erguida e orgulho no topo, pode ser isso mesmo a salvar-vos. Não baixem a cabeça e aceitem o destino. A vida e o combate são coisas diferentes, mesmo estando uma dentro de outra.

2 comentários:

Ekaterina disse...

Tens geito ;D , Gostei !

Ekaterina disse...

.. quanto ao silêncio , nao desejo retorno dele , algumas vezes quero que ele permaneça nao sei bem onde e quando eu percisar dele vou lá buscra xD ( pronto é assim um pouco estranho sei lá ) . Tenho um trabalho de Historia para fazer . xD