19 janeiro 2008

Bons? Maus? Assim-assim!

Eu cá não acredito na religião mas este texto será feito com os seus desvios ateus e religiosos para vermos melhor como as nossas preocupações são inúteis.

Muitos acham que as más acções dos Homens se devem às más influências do Diabo, mas a bíblia diz que Deus nos deu o livre arbítrio. Que os seres humanos serão tanto capazes de praticar o bem como o mal. Deus e o Diabo têm tanto poder um como o outro. Então as acções do Homem, maléficas ou não, sao puramente decididas pelo Homem em si. Seja, eu acho que o Diabo ainda hoje ficaria surpreendido pela capacidade inventiva do Homem de praticar o mal. Deus surpreender-se-ia com tanta bondade a seguir. O Homem é tão capaz de praticar o mal como o bem logo a seguir. Somos tão incrivelmente ambíguos que não somos capazes de sermos bons ou maus. No meu ponto de vista, estes dois lados "bem e mal" no aspecto bíblico, foram criados para justificar acções.

Para compreenderem o que vou escrever a seguir, compreendam isto: a maior parte das grandes vitórias e derrotas da História não se devem ao facto de as pessoas serem fundamentalmente boas ou fundamentalmente más, mas sim ao facto de serem fundamentalmente pessoas.

Alguém me diz porque nos debatemos tanto entre o bem e o mal? Porque nos preocupa tanto a religião? Por....medo. Para quem acredita o pensamento básico é este "Tenho de fazer boas acções e coisas boas para não ser castigado e ir para o inferno". Para quem está na dúvida é "Não sei se acredito, mas também não vou dizer que não acredito porque se calhar existe e ainda saio castigado". Para quem não acredita ( e eu não acho que alguém não acredite COMPLETAMENTE) é "Não receberei castigo porque não existe nada para me castigar. Quando morrer a minha existência pára." Quem não acredita geralmente encontra-se fora do medo, ou encontrar-se-ia, se eu acreditasse que é possível viver sem a dúvida. Medo de retribuição e medo do fim da nossa existência costuma ser a razão para tantas dúvidas.

Eu estou a estudar apenas a religião cristã, visto que não tenho conhecimento suficiente sobre outras religiões à excepção da budista que, para mim, é infalível.

Eu morrerei, provavelmente, na dúvida NÃO da existência de Deus (porque não acredito em Deus, mas sim num poder superior) mas sim na dúvida entre Ateu e Agnóstico. Pensem bem, será que pode mesmo existir Deus ou Diabo? O ser Humano é medroso e quer justificar acontecimentos que não sabe explicar ou puramente não quer acreditar! Nós não somos Bons ou Maus, somos Humanos e isso diz tudo. LIVRE ARBÍTRIO. Agora, as preocupações, penso eu que são ridículas. Os que acreditam não têm que pensar no castigo. Se acreditam cumprem de boa vontade e com o coração no sítio certo. Os que estão na dúvida basta fazerem o que está mais certo em vez de se debaterem na Sua existência. Os que não acreditam levam a sua vida pois esses estão fora deste "estudo".

Porquê estas incertezas todas? Não temos de acreditar para ir para o céu, se vivermos uma vida correcta! Não temos de fazer a coisa certa pelo medo da retribuição! Fazemos essa coisa certa porque nós temos noção que seria o mais honroso a fazer. Com essa mesma facilidade, podemos fazer o mal. É absolutamente natural.

Não temos de nos questionar sobre a existência, sobre a nossa natureza, mas sim sobre a nossa consciência! Nós fazemos o bem e o mal. Somos senhores da nossa escolha, mesmo que acreditem em Deus, continuamos a ser deuses de nós próprios enquanto estivermos na Terra.



O Mundo não se vê nem a Preto nem a Branco nem a Cinzento. O Mundo vê-se a Cores!

6 comentários:

Anónimo disse...

Desde que não se seja daltónico...

Anónimo disse...

Ola...novamente. Obviamente que não era para levar a mal a minha frase, contudo, foi uma forma curiosa, que eu encontrei, de lhe mostrar que , até mesmo quem é daltónico pode ou não ver a vida com cores diferentes ou sem cor... Porque é tudo uma questão de "mente" e não de olhos.... Apareça....

toia disse...

infelizmente parece que ha muita gente que nao tem consciencia do que faz.. ou tem e simplesmente esta se nas tintas.
a coisa boa da religiao é que cultiva a cena de "praticar o bem". muita gente diz mal porque pensa que so nos metem na cabeça que se somos maus vamos pro inferno e essa será entao a unica motivaçao para fazer o bem. mas não é bem assim. posso dizer dos meus 10 anos de catequese que ha catequistas e catequistas.. cheguei a ter desde freiras super "antiquadas" a gajos que nos faziam pensar em tudo de outra perspectiva.
no fundo fazer o que esta bem faz nos sentir bem com a nossa consciencia.

desculpa la divaguei aqui um bocado xD

PS: os teus adds do google tao de mais [Deus; Amor De Deus; Vida Feliz; Jesus]
eu sei que é automatico :P

Anónimo disse...

Comm óculos de sol , o mundo tem um aspecto diferente . Por isso eu nao gosto de usar xD " isto falando das cores "

Anónimo disse...

Comm óculos de sol , o mundo tem um aspecto diferente . Por isso eu nao gosto de usar xD " isto falando das cores "

sem cultura disse...

Cara concordo com quase tudo que disse. Só gostaria de saber como chegou a esse estágio de lidar com os dois lados. Geralmente acho que devo fazer uma coisa que julgo certa, mas que talvez depois eu pense, será que é tão certa assim mesmo? Então nesse caso, para mim ao menos acho que o problema está na dúvida. Tenho dúvida de tudo. E isso por um lado é bom mas por outro eu vejo como paranóias que me encomodam. Devemos saber lidar com o bem e o mal. mas como começo?